Perguntas
Freqüentes sobre Biometria
O que é Biometria?
Biometria é a identificação de uma pessoa baseada em características biológicas únicas, tais como a geometria da voz, da escrita, da impressão digital, da íris, da face ou da mão.
Dependendo do dedo que for usado, haveria diferença na qualidade da imagem?
Sim, os melhores dedos são: indicador, médio e anular. O polegar não é recomendado por causa de sua área. O polegar é muito grande para a área dos leitores da impressão digital, assim você poderia obter duas imagens com regiões totalmente diferentes. O dedo mindinho é muito pequeno, então você extrairá poucas características da impressão digital.
Quais são os problemas mais comuns com impressões digitais? Todos têm uma impressão digital?
Qualquer método biométrico pode apresentar algum problema da rejeição, porque estamos falando sobre características humanas e biológicas. Isso significa que mesmo uma pessoa cuja impressão digital já tenha sido gravada, pode ocorrer dela não ser reconhecida. Isso é chamado "falsa rejeição" e acontece com toda a tecnologia e todo fabricante.
Este problema ocorre raramente (abaixo de 0,1% dos casos), mas é importante que os sistemas que usam biometria tratem esses casos. Os grupos que mais apresentam este tipo de situação são as pessoas idosas e as crianças de menores de 6 anos. Alguns produtos químicos podem também provocar a redução provisória da qualidade da impressão digital. Além disso, algumas pessoas não têm impressões digitais em algumas partes do ano, devido às circunstâncias biológicas associadas ao tempo ou ao seu próprio organismo.
Para estes casos os métodos alternativos devem ser usados, como o uso dos documentos pessoais, senhas ou cartões do acesso.
Entretanto, muitas falsas rejeições acontecem somente porque a gravação da impressão digital foi feita sem observar as boas práticas, como a captura de uma impressão digital parcial, geralmente a ponta ou algum lado do dedo. Isso aumenta a possibilidade de rejeição, porque da próxima vez que a impressão digital for lida, a imagem capturada pode ser de uma região diferente do dedo e, portanto não bater com aquela inserida no registro. Uma leitura bem feita da impressão digital é a melhor maneira de evitar a falsa rejeição.
Uma impressão digital pode se recuperar de cortes? Elas interferem na identificação?
Exceto em alguns casos onde o corte deixa uma cicatriz, uma impressão digital pode se recuperar de cortes sem problemas, retornando a seu aspecto original. Mesmo se houver um corte que deixe uma cicatriz a impressão digital poderá ser identificada facilmente, por haver informação suficiente no resto do dedo não afetado pela cicatriz.
Os gêmeos têm a mesma impressão digital? As impressões digitais de uma pessoa são diferentes umas das outras?
Mesmo os gêmeos idênticos têm impressões digitais diferentes. As impressões digitais têm sido usadas na identificação de indivíduos por centenas de anos e atualmente em bases de dados enormes com milhões de impressões digitais. Nesses bancos de dados ainda não foram encontradas impressão digitais de dois indivíduos que fossem idênticas. Adicionalmente, cada dedo da mão e dedo do pé tem uma impressão digital completamente diferente.
Qual é a vantagem da impressão digital contra os outros métodos biométricos?
A impressão digital é o método mais barato, rápido, conveniente e confiável de identificar alguém. Isso ocorre porque a impressão digital tem 2/3 do mercado mundial biométrico (de acordo com um relatório independente do International Biometric Group ). É a tendência o crescente uso da impressão digital. Hoje temos a biometria por impressão digital em carros, telefones celulares, PDAs, computadores pessoais e centenas de outros produtos e dispositivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário